Bem-vindo ao

Esquadrão do Medo

"Transformando o seu medo em conhecimento"

DOPPELGÄNGER, SUA DUPLICATA AMBULANTE

Imagine você caminhando calmamente na rua, quando olha pro lado e vê você mesmo passando na outra calçada. Você esfrega os olhos pra ter certeza de que está vendo certo e percebe que aquilo não é um sonho. A menos que você tenha um gêmeo perdido, isso pode está realmente acontecendo.
Existe uma lenda alemã que diz que há vagando por aí uma criatura idêntica a você, nos mínimos detalhes. Essa criatura consegue realizar até ações iguais às suas. A tal criatura seria o seu Doppelgänger.

Esquadrão do Medo

O que é exatamente um Doppelgänger?
A palavra Doppelgänger é na verdade a junção de duas palavras alemãs, doppel (duplicata) e gänger (ambulante). Segundo a lenda, o Doppelgänger seria uma criatura mágica que tem a capacidade de se transformar em você, não apenas na sua forma física, mas também conseguindo assumir suas características. Ele simplesmente passa a agir igualzinho a você, tudo que você faz, o seu Doppelgänger também consegue fazer.
(Aaah, então quando você vai em alguma festa e seus amigos te dizem que você fez de tudo possível e impossível, pode ter sido na verdade o seu Doppelgänger. Ou você pode ter bebido demais e esqueceu de tudo que fez.)
Esquadrão do Medo

O Doppelgänger é considerado tanto um conselheiro invisível que só pode ser visto por quem o tem (o que leva a pensar que cada pessoa possui o seu próprio Doppelgänger), como uma criatura que representa o lado negativo e tem apenas a intenção de fazer o mal. Ele influenciaria a pessoa a fazer coisas erradas.

O que significa ver um Doppelgänger?
Bom, aí depende da situação. Se você mesmo ver o seu próprio Doppelgänger, lamento te dizer isso, mas você vai morrer em breve. Segundo a lenda, isso significaria que você estaria na verdade vendo a sua alma saindo do seu corpo.
Esquadrão do Medo
Já se acontecer de outra pessoa ver o seu Doppelgänger, significa que você irá passar por um período de grande azar, dificuldades e problemas emocionais. Resumindo, não veja e nem deixe que vejam seu Doppelgänger (como se isso fosse uma escolha sua).
Esquadrão do Medo

Relatos envolvendo Doppelgänger
Abraham Lincoln
Esquadrão do Medo
Sempre foi aficionado pelo sobrenatural e no dia de sua eleição, ele teria se deitado no sofá e visto a si mesmo de pé refletido no espelho do outro lado do cômodo, ao se levantar o reflexo teria sumido e ao deitar no sofá novamente teria se visto. Ao contar a sua mulher, esta teria dito que aquilo significaria sua reeleição.

Rainha Elizabeth I –
Esquadrão do Medo
A última da linhagem dos Tudor, Elizabeth I teria visto a sua Doppelgänger deitada em sua cama como se estivesse morta. A rainha veio a falecer pouco tempo depois.












Johann Wolfgang von Goethe –
Esquadrão do Medo
Teria visto seu próprio Doppelgänger quando certa vez cavalgava por uma estrada. O Doppelgänger teria passado por ele (sem interagir) vestindo roupas diferentes das que Goethe usava. O caso foi esquecido até que oito anos depois, Goethe estava passando pelo mesmo caminho, mas na direção oposta. Ele ficou completamente surpreso ao ver que usava as mesmas roupas que seu Doppelgänger usava oito anos atrás. Teria Goethe realmente visto o seu Doppelgänger ou teria feito uma viagem involuntária no tempo?

Emilie Sagee
Esse sem sombra de dúvidas, é o mais intrigante caso de Doppelgänger que se tem notícias. É praticamente impossível procurar sobre esse tema na internet e não encontrar o caso da professora Emilie Sagee.
Emilie Sagee era uma jovem de 32 anos, professora do pensionato para meninas Von Neuwelcke, localizado onde hoje conhecemos como Letônia. O que mais marcava a vida da professora, era o fato de que ela era perseguida por seu Doppelgänger.
Esquadrão do Medo
Ao procurar por Sagee no Google Imagens, encontrei essa imagem. Não sei é essa a verdadeira professora.
Certa vez enquanto dava aula para 13 garotas, o seu Doppelgänger apareceu ao seu lado. A professora estava copiando num quadro de giz, quando a sua cópia apareceu ao seu lado, imitando os seus movimentos (sem giz nenhum nas mãos). Todas as treze garotas presenciaram aquilo, a professora percebeu alguém parado do seu lado e ao se virar e ver ela mesma parada ali, gritou de pavor como que por instinto, a figura desapareceu.
Esquadrão do Medo
Um outro caso com Emilie Sagee aconteceu quando um professor foi dar uma palestra para 40 alunas deste pensionato. Do auditório era possível ver através de uma janela, a professora Emilie (a verdadeira), cuidando do jardim. Ao terminar a palestra, o professor levantou-se e para pavor de todos ali presentes, a duplicata da professora apareceu sentada numa cadeira. Era possível ver pela janela a verdadeira Emilie cuidando do jardim e o seu Doppelgänger sentada na cadeira dentro do auditório.
Mesmo que fosse uma ótima professora, Sagee foi demitida. O medo que as crianças e funcionários do pensionato sentiam era demais para suportar. Mas calma, relatos de Emilie Sagee e seu Doppelgänger não pararam por aí. Certa vez em um jantar em sua residência, sua duplicata apareceu atrás dela e começou a repetir seus movimentos enquanto esta comia (semelhantemente àquela vez na sala de aula, o Doppelgänger repetiu seus movimentos sem nenhum utensílio nas mãos).

Doppelgänger na mídia
É claro que um assunto como esse não iria ficar de fora da mídia. São diversos os programas, séries, jogos e filmes que tratam desse assunto.
Esquadrão do Medo
Chefe Doppelgänger em Devil May Cry 3
Em “Devil May Cry 3” e “Far Cry 3”, dois jogos muito conhecidos pelos amantes dos games há Doppelgänger. Eu nunca cheguei a jogar nenhum dos dois, então não tenho como falar nada deles.

















Esquadrão do Medo
Nas séries, temos “How I met your mother” com seu episódio retratando Doppelgänger (ou sósias, é assim que eles tratam), para os interessados o episódio é o número 24 da 5ª temporada.








Em “The Vampire Diaries” e “The Originals” também é tratado o assunto, com Katherine, Tatia, Amara e Elena. Só cheguei a assistir The Vampire Diaries e francamente, essa série é simplesmente sensacional (pelo menos até onde eu assisti), para os que nunca assistiram, eu a recomendo.
Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo
Tem também dois filmes, um de 1969 chamado “Journey to the far side of the Sun” (Doppelgänger, aqui no Brasil), como nunca o assisti não tenho o que falar. A única coisa que sei sobre ele é que eles descobrem um planeta semelhante à Terra situado do outro do do Sol.













O outro filme é de 1993 chamado Doppelgänger (Enigma Mortal, Brasil sempre arrasando em tradução de títulos de filmes). Este filme é estrelado pela gatíssima excelente atriz Drew Barrymore. No filme ela vive a jovem Holly Gooding, que sofre constante perseguição do seu Doppelgänger, no filme a sua duplicata comete diversos assassinatos e a culpa sempre recai sobre a jovem. 

Esquadrão do Medo
Holly Gooding
Esquadrão do Medo
Pôster do Filme
Segundo a página do filme no site www.imdb.com, o filme pertence aos gêneros terror, suspense e romance. Eu o assisti e sinceramente, terror e suspense não existe nele. O foco principal do filme é realmente o romance.
Tem uma cena quase no final do filme que é a que mais assusta por ser nojenta (literalmente). De minha parte o filme decepciona se você esperar por terror, mas quiser um filme de romance com um toque (bem pequenininho) de suspense, te recomendo este filme. Tem ele completo e legendado no youtube, não consegui encontrá-lo dublado. Caso queira, pode assisti-lo logo abaixo:


Explicação da ciência
Eu encontrei apenas uma explicação da ciência acerca disso, mas achei o texto um tanto quanto complicado. Por este motivo não vou colocar ele aqui. Mas caso queira, você encontra uma explicação científica facilmente na internet. Em todo site que você acessar e der essa informação, te garanto que o texto será o mesmo.

Este post foi sugerido pela leitora Jéssica Ávila.

Fontes acessadas para pesquisa (21/08/15):
http://www.queromedo.com.br/2012/09/doppelganger.html

*Todas as imagens da matéria foram encontradas no Google Imagens

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário