Bem-vindo ao

Esquadrão do Medo

"Transformando o seu medo em conhecimento"

ANJOS

Segundo a crença de muitos, neste exato momento existe ao seu lado uma criatura espiritual que tem o objetivo de te proteger e te mostrar o caminho certo a se seguir. É justamente sobre isso que irei falar hoje, os Anjos.
Esquadrão do Medo


Etimologia
A palavra anjo deriva do grego ángelos e do latim angelus, que significa mensageiro.

Na História
É bastante comum relacionar anjos com o Cristianismo, entretanto é notável citar que eles também estão presentes em outras culturas e em outras religiões. As primeiras civilizações têm os seus deuses e os seus espíritos retratados como figuras não-humanas, com asas e chifres. Estas criaturas aladas representariam a passagem da vida para a morte, figuras como estas podem ser facilmente encontradas em tumbas de faraós egípcios que viveram centenas de anos antes de Cristo.
Esquadrão do Medo

Cristianismo
Esquadrão do Medo
Inicialmente focarei apenas no Cristianismo, que é a doutrina mais comum ao se falar em anjos. Na Bíblia, os anjos estão presentes em diversos acontecimentos importantes. Por exemplo, foi o anjo Gabriel que anunciou à Maria de que esta daria à luz ao menino Jesus, foi um anjo que anunciou aos pastores no deserto que o menino Jesus havia nascido. Ainda nos evangelhos diz que os anjos estavam presentes na crucificação e na ressurreição de Cristo.
No Antigo Testamento, o profeta Isaías fala acerca de serafins. Baseado nesses conhecimentos, diversos religiosos tentaram esquematizar uma hierarquia que mostrasse as diferentes ordens dos anjos. As duas que acabaram sendo aceitas foram as derivadas do Pseudo-Dionísio e a de Tomás de Aquino, que dividia os anjos em nove categorias, cada uma destas categorias possui um príncipe.
 
Esquadrão do Medo
Pseudo-Dionísio e Tomás de Aquino
1.    Serafins
2.    Querubins
3.    Tronos
4.    Dominações
5.    Potestades
6.    Virtudes
7.    Principados
8.    Arcanjos
9.    Anjos
Estas noves categorias foram divididas posteriormente em Tríades (conjunto de três coisas, pessoas. Uma trindade).

A Primeira Tríade
1 – Serafins:
Esquadrão do Medo
Seriam os anjos que ficariam mais ao topo dessa hierarquia, são eles os anjos mais próximos de Deus. São descritos como tendo seis asas (três pares delas) e são rodeados de fogo, têm poderes de purificação e iluminação. Em Isaías fala que eles cantam perpetuamente o louvor de Deus. Príncipe: Metraton.



2 – Querubins:
Esquadrão do Medo
Os querubins seriam os segundos na hierarquia angelical. Baseado no Judaísmo, o querubim Raziel teria ajudado Adão quando este ficou doente. São ainda representados como pequenas crianças aladas. São eles que nos ofertam conhecimento e ideias. Lúcifer também era considerado um querubim, o querubim ungido, falarei sobre ele daqui a pouco. Príncipe: Raziel.


3- Tronos:
Esquadrão do Medo
São eles que cuidam do trono de Deus e tem como função, promover a paz e a união entre os homens. São eles que trazem justiça. São representados como jovens, bonitos e que carregam um instrumento musical nas mãos, harpa, citara ou até mesmo uma trombeta. Príncipe: Tsaphkiel.











A Segunda Tríade
4 – Dominações:
Esquadrão do Medo
Usam cetro e espada, sendo estes os símbolos de seu poder. São considerados os governantes do céu, aqueles que ministram o paraíso. Inspiram nos homens, a força para vencer o inimigo interior. Príncipe: Tsadkiel (Uriel).











5 – Potestades:
Esquadrão do Medo
Protegem a humanidade do mal. Seu principal objetivo é proteger a humanidade do demônio. Seu símbolo é uma espada flamejante. Príncipe: Kamael.














6 – Virtudes:
Esquadrão do Medo
São eles que orientam as pessoas, traduzindo a vontade de Deus e oferecendo aos homens o juízo, o discernimento. São estes anjos que realizam os milagres. Levam na mão, um cajado. Príncipe: Raphael.













A Terceira Tríade
7 – Principados:
Esquadrão do Medo
Esses anjos têm como função guardar as nações, além de serem os responsáveis pela manutenção do reino vegetal. No livro de Daniel eles são apresentados como protetor dos povos. Estes levam nas mãos um cetro e uma cruz. Príncipe: Haniel.

















8 – Arcanjos:
Esquadrão do Medo
Eles seriam de fato os mensageiros, pois a eles são encarregadas as mais importantes mensagens, como por exemplo ao Arcanjo Gabriel que foi encarregada a missão de anunciar à Virgem Maria que esta trazia em seu ventre a salvação do mundo. Levam sempre uma espada e um escudo. Príncipe: Mikael (Miguel).


9 – Anjos:
Esquadrão do Medo
Os últimos na hierarquia angelical, mas isso não os torna menos importante que os demais. São estes que se encontram mais próximos de nós humanos, eles que nos orientam no caminho da salvação. Os anjos não possuem uma forma especial e podem aparecer como você mesmo imaginar. Príncipe: Gabriel.








Como entrar em contato com anjos?
Para entrar em contato com eles, varia muito de acordo com a sua hierarquia. Cada hierarquia possui uma coisa que o chama mais a atenção.
Livros e limpeza chamam a dos Serafins. Os Querubins, doces e crianças. A música consegue chamar a atenção dos Tronos. Velas e oráculos chamam a atenção das Dominações. Animais atraem as Potências. As Virtudes são atraídas por aromas. Cristais atraem os Principados. Arcanjos, flores. Frutas chamam atenção dos Anjos.

Qual a forma de um anjo?
Na maioria das vezes os anjos são representados como jovens bonitos e fortes ou ainda como criancinhas. Entretanto para não haver discriminação com nenhum dos sexos, os anjos são representados como figuras masculinas trajando mantos femininos, sendo assim o mais correto a se dizer é que os anjos são criaturas assexuadas.
Esquadrão do Medo
Mas a ideia de usar criancinhas representando anjos não existe desde sempre, isso começou na época do Renascimento Romântico. Os pintores usavam crianças por estas serem puras e livres do pecado. Este era um período em que muitas crianças morriam, além de que a igreja julgava isso (de crianças serem livres do pecado) uma heresia. Mesmo assim os quadros eram pintados e não se pode negar que estas imagens acabam transmitindo paz e conforto. Os Querubins são vistos como pequenas crianças e vale lembrar que foram os Querubins os responsáveis por guardarem os jardins do Éden quando Adão e Eva foram expulsos.

Anjo da Guarda
Os anjos da guarda são designados a cada pessoa assim que esta nasce, sendo assim, podemos concluir que cada um possui o seu próprio anjo. O anjo da guarda seria aquele que te acompanharia desde a sua vinda à este mundo, até a sua partida.
Esquadrão do Medo
 O seu anjo da guarda te protege do mal, te ajuda a encontrar o verdadeiro caminho, te guiando até onde a fé divina o permita. Existem diferentes modos de falar com o seu anjo, não vou me alongar demais aqui sobre isso, mas achei um “guia” que pode te ajudar nisso, você pode lê-lo clicando aqui.

Lúcifer
Esquadrão do MedoTudo no mundo possui o seu lado mau, com os anjos não é diferente. Existiu um anjo que era bom e vivia no céu, ao lado de Deus. Esse anjo era perfeito em todos os sentidos, era considerado o mais lindo entre todos os anjos. 
Esquadrão do Medo
Ele acabou indo contra os princípios de Miguel e do próprio Deus e acabou sendo expulso do céu, juntamente com um terço dos anjos que ficaram ao seu lado. Lúcifer era o principal entre todos os “Anjos Caídos” (nome dado aos anjos que foram expulsos do céu). É errônea a afirmação de que Satanás e Lúcifer são o mesmo, já que a Bíblia em momento algum relaciona os dois.


Se Lúcifer e Satanás não são o mesmo, por que o nome de Lúcifer é sempre aplicado à Satanás, dando a parecer que são o mesmo? Bom pessoal, a resposta para esta pergunta, eu literalmente copiei do site Estudos da Bíblia (www.estudosdabiblia.net).
“[...]O uso partiu de uma interpretação errada de Isaías 14:12. Muitos comentaristas inseriram algo maior neste texto, vendo-o como uma explicação da origem de Satanás. Certamente há razão para acreditar que o Diabo foi um dos anjos (Jó 1:6), que ele tem estado em rebelião contra Deus desde antes da criação da Terra (1 João 3:8; veja Gênesis 3), e que vários anjos seguiram sua desobediência e serão castigados eternamente (Judas 6). O que o rei de Babilônia fez foi o mesmo tipo de pecado: desafiar a autoridade do Rei dos reis. Neste sentido, podemos pensar em "Lúcifer" como um filho ou discípulo de Satanás (veja João 8:44), mas a profecia de Isaías 14:12 não está falando especificamente do Diabo”.

Anjos em outras religiões
Judaísmo
No Judaísmo os anjos representam um elo intercessor entre os humanos e o Deus Criador. Para o Judaísmo todos nascemos e somos acompanhados durante toda a vida por dois anjos, um anjo bom e um anjo mau. O anjo bom tem o objetivo de nos ajudar e nos guiar, enquanto o anjo mau tem o objetivo de nos tentar e nos corromper.
Esquadrão do Medo
Islamismo
Os que praticam o Islamismo também acreditam na existência de anjos. Eles acreditam em anjos específicos que são mencionados nas escrituras islâmicas, como Jibril (Gabriel), Mikail (Miguel), Israfil e Malik sendo este último o guardião do inferno.
Segundo as crenças Islâmicas, Maomé teria entrado numa caverna para meditar e lá teria entrado em contato com o anjo Gabriel. O anjo teria dito a Maomé para este ir e pregar, então teria recitado o livro do Alcorão, o mais sagrado da religião Islâmica.
Esquadrão do Medo
Budismo
Os Budistas acreditam em anjos de forma bastante parecida com as culturas ocidentais. São representados como criaturas espirituais que emanam forte brilho e que tem a intenção de nos guiar em nossa jornada aqui na Terra.
Esquadrão do Medo
Espiritismo
Os espíritas veem os anjos como criaturas a serviço de Deus, essas criaturas seriam os espíritos daqueles que já alcançaram a perfeição espiritual. Não vou me alongar muito aqui, por toda internet tem informações extras sobre como as distintas religiões veem os anjos.
Esquadrão do Medo







Como vocês puderam perceber, não tenho como dar um parecer final acerca deste tema. Os anjos são muito complexos de serem estudados, entendê-los vai da  de cada um.


Este post foi sugerido pela leitora Daniele Santos.

Fontes acessadas para pesquisa (23/08/15):
http://www.islamreligion.com/pt/articles/41/crenc-nos-anjos/

*Todas as imagens da matéria foram encontradas no Google Imagens

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário