Bem-vindo ao

Esquadrão do Medo

"Transformando o seu medo em conhecimento"

LOBISOMENS

Homens que se transformam em lobos, com força descomunal e que dilaceram qualquer um que encontre pela frente. Estes são os lobisomens, o tema do post de hoje do Esquadrão do Medo.
Esquadrão do Medo

Origem
Muitas pessoas acham que a lenda do lobisomem é uma lenda verdadeiramente brasileira, engano de quem pensa desse jeito. A lenda do lobisomem começou com Ovídio, um poeta romano que em 8 d.C. escreveu a obra “Metamorfoses”. Nesta obra, Licaão o rei da Arcádia, serviu carne humana à Zeus e este como punição, transformou o rei em um lobo.
Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo
O livro “Martelo das Bruxas” (Malleus Maleficarum em latim), foi um livro publicado em 1487 e que funcionava basicamente como um manual de caça e reconhecimento de bruxas. Segundo este livro o homem conseguia se transformar em lobo através da ação de bruxas que realizariam feitiços pertencentes ao diabo.
Como vocês podem ver, essa história de homem que se transforma em lobo, surgiu na Europa oito anos depois do nascimento de Cristo. Mas há diversas lendas contando sobre como teria surgido o lobisomem.






A Besta de Gévaudan
Esquadrão do Medo
No século XVIII na França, na região de Gévaudan, diversas mortes começaram a acontecer sem explicação plausível. A primeira foi a de uma garota de 14 anos que foi encontrada morta próximo de uma floresta da região. A garota foi encontrada com marcas de garras por todo o corpo. Depois dela dezenas de pessoas foram encontradas mortas, todas com diversos arranhões por todo corpo. O que mais impressiona é que apenas crianças e mulheres foram mortas.
Esquadrão do Medo
A história do lobisomem era algo forte naquela época. Logo todos pensaram que o que estava causando aquelas mortes poderia ser na verdade o temível lobisomem. Não vou me alongar demais neste caso, pois em breve farei uma matéria especialmente para ele, citei-o apenas para servir como exemplo para o post de hoje.

No Brasil
Como já falei anteriormente a lenda do lobisomem não é brasileira, ela surgiu lá nas bandas da Europa e chegou aqui no Brasil com os portugueses apenas no século XVI. Há diferentes vertentes que tentam mostrar como que alguém se transforma em lobisomem.
Esquadrão do Medo
No Brasil e em parte da Europa, conta-se que um homem fora mordido por um lobo em noite de lua cheia, como vocês devem saber, lendas contam que a lua cheia possui poderes mágicos e esses poderes fizeram com que este homem se transformasse no lobisomem.



Esquadrão do Medo

Outra vertente diz que se uma mulher tiver sete filhos homens, o sétimo deles se tornará lobisomem. Ou ainda que se tiver seis filhas mulheres e o sétimo for um homem este também se transformará. É muita coisa relacionando lobisomem com o número 7 além da ordem em que o filho nasça.





Esquadrão do Medo
O homem que se transformar em lobisomem deverá passar por 7 partes daquela região, por 7 pátios de igreja, 7 povoados, 7 encruzilhadas e 7 cemitérios, se não fizer isso viverá o resto da vida transformado na fera.

Como matar/evitar o lobisomem
Esquadrão do Medo

Primeiramente já aviso que matar um bicho desses não é tarefa fácil. Segundo a lenda para matá-lo você precisa de algum objeto de prata, pode ser uma bala ou uma estaca. Com a estaca é um pouco mais complicado, já que ela deve ser pregada no coração da criatura.



Esquadrão do Medo
Mas caso você esteja andando na rua feliz, contente, alegre e sorridente, se deparar com um lobisomem e não tiver nenhuma bala ou estaca de prata por perto, você pode tentar evita-lo. Basta olhar para a criatura e dizer “Vá buscar sal amanhã lá em casa”, dizendo isso a fera te dará as costas. No dia seguinte irá aparecer um homem em sua porta, ele não irá pronunciar uma palavra, você apenas dará uma mão cheia de sal ao homem e ele irá embora.
Se você não der o sal, o lobisomem voltará em sua casa durante a noite e te matará ou ainda se você contar a alguém que era o tal homem ele também virá atrás de você. Evitar ele parece ser o mais fácil, difícil será conseguir falar uma palavra sequer com ele parado em sua frente.

Hoje em dia graças ao crescimento das cidades, a lenda do lobisomem acabou ficando meio que esquecida (assim como a maioria das lendas). Mesmo assim ainda existem diversas histórias de pessoas que tiveram contato com tal criatura.
Esquadrão do Medo
Tentei entrar em contato com algumas pessoas que já me contaram algum relato envolvendo lobisomens, mas acabei não conseguindo retorno em tempo. E também não acho correto simplesmente copiar algum da internet. Mas caso você tenha alguma história de algum familiar, amigo, ou até sua mesmo, deixe aí no campo de comentários.
Esquadrão do Medo

Este post foi sugerido pelo leitor Messias Nascimento.

Fontes acessadas para pesquisa (09/09/15):

*Todas as imagens da matéria foram encontradas no Google Imagens

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário