Bem-vindo ao

Esquadrão do Medo

"Transformando o seu medo em conhecimento"

BRUXAS (ESPECIAL HALLOWEEN)

Bruxas desde sempre fizeram parte do imaginário popular, inicialmente eram vistas como pessoas que realizavam feitiços utilizando de magia negra e que adoravam o demônio, com o tempo tiveram sua definição modificada. Aproveitando a oportunidade de que hoje se celebra o dia delas, trago para vocês o especial de halloween sobre as bruxas.
Esquadrão do Medo
Historicamente
Inicialmente (surgimento do Cristianismo), cristãos e bruxos viviam em paz. A igreja católica não proibia de fato o contato entre ambos, apenas recomendava que os fiéis não se aproximassem tanto assim deles. As bruxas prometiam solucionar os problemas dos cristãos utilizando a fé espiritual, o que para os fiéis não era considerada uma heresia.
Esquadrão do MedoO tempo se passou e em 1231 surgiu um pequeno infortúnio para as bruxas, conhecido por muitos como a “Santa Inquisição”. O principal objetivo da Santa Inquisição era perseguir e capturar os hereges (aqueles não seguissem as doutrinas católicas). As autoridades católicas viam as bruxas como adoradoras do demônio.


Esquadrão do Medo
Papa João XXII
Em 1320, a situação para as bruxas ficou realmente complicada. Foi neste ano que o papa João XXII expandiu a Santa Inquisição e decretou assim que todas as bruxas fossem também perseguidas, já que eram hereges.
A caça às bruxas foi algo realmente grande. No século 14, existiam até caçadores especializados em capturar bruxas. Milhares de pessoas acabaram sendo acusadas de bruxaria, maioria esmagadora de mulheres, todos que eram acusados de tal heresia, eram enforcados ou queimados na fogueira. Em 1486, os monges Heinrich Kramer e James Sprenger, publicaram o livro “Malleus Maleficarum”, também conhecido como “Martelo das Bruxas” (já tratei dele aqui no blog, no post sobre lobisomens), este livro dava dicas de como reagir ao encontrar uma bruxa ou de como reconhecê-las.
Esquadrão do Medo
Como se não bastasse toda essa perseguição cristã às bruxas. Em 1611, a bíblia na versão do Rei Jaime/Tiago da Inglaterra, dizia no livro do Êxodos, capítulo 22 e versículo 18, pregava abertamente que todas as bruxas deveriam morrer.
As Bruxas de Salem
Esquadrão do Medo
Representação de uma família puritana
Inconformados com a igreja na Inglaterra, que era metade católica e metade protestante, diversos puritanos (eram chamados assim por serem puramente protestantes) partiram para a América em busca de uma nova vida. Muitos deles foram parar em Salem, uma vila/aldeia no estado de Massachusetts.
O responsável pela paróquia de Salem, era o reverendo Samuel Parris. Ele morava com sua esposa, sua filha e uma sobrinha. A histeria que tomou conta do local, começou com sua escrava. 
Esquadrão do Medo
Reverendo Samuel Parris
Tituba (a escrava), enquanto cuidava das meninas, contava histórias voodoos fantasiosas de sua terra. As meninas contavam sobre as histórias da escrava às amigas e com o tempo o grupo que ouvia tais histórias advindas da escrava era imenso. A escrava também ensinava rituais, como por exemplo, jogar clara de ovo na água e na imagem que se formasse, elas poderiam ver com quem se casariam.
O tempo foi passando e as garotas foram começando a apresentar comportamentos um tanto quanto estranhos, chegando muitas vezes a entrar em estado de transe. A solução mais lógica era procurar um médico, mas o médico da aldeia informou que não poderia fazer nada. Aquilo era causado por motivos espirituais, mais precisamente causado por bruxas. O comunicado do médico foi o suficiente para causar pânico em todos, se existiam bruxas no local, significava que o diabo também estava ali presente. As meninas foram forçadas a contar a verdade e acabaram entregando a escrava.
Esquadrão do Medo
Representação artística de Tituba
Tituba foi julgada por Samuel Sewall e inicialmente negou ter algum envolvimento com bruxaria. Numa segunda ocasião, ela acabou confessando que era realmente uma bruxa, mas não a única de Salem. Ela teria entregado duas outras mulheres, Sarah Good e Sarah Osborne (uma outra versão da história diz que foram as meninas que entregaram essas duas).
Com isso o caos se instaurou em Salem, cada vez mais pessoas eram acusadas de bruxaria. Para acusar uma pessoa de bruxaria eram realizados testes. Em um deles, uma parteira tinha que analisar o corpo, despido, da pessoa em busca da marca do diabo. Em um outro mais desumano, os acusados eram jogados na água (como a água era considerado algo puro, ela recusaria uma bruxa), se a pessoa boiasse, era uma bruxa, se afundasse, era inocentada.
Esquadrão do Medo
Julgamento e "testes de bruxaria"
Esquadrão do MedoSomente entre o inverno e o verão de 1692, mais de 200 pessoas foram acusadas de serem bruxas. Em 10 de junho de 1692, a primeira “bruxa” foi enforcada. Ela dizia a todo momento ser tão inocente quanto um bebê. Entretanto, diversos homens relataram ter sonhado com ela, coisa que segundo os juízes, só seria possível de ser feito por uma bruxa.



Esquadrão do Medo
No total 20 pessoas foram mortas (19 enforcadas e 1 espremida por grandes pesos). Vendo isso, o governador de Massachusetts interferiu no caso, segundo ele, uma pessoa não poderia ser condenada e morta como sendo bruxa, sem que houvessem provas concretas. 




Esquadrão do Medo
Juiz Samuel Sewall
Em janeiro de 1697, diversas pessoas confessaram terem dado depoimentos falsos, para acabar de fato com os julgamentos em Salem, o juiz Samuel Sewall arrependeu-se e confessou que os primeiros julgamentos tinham sido equivocados. 
A vergonha dos julgamentos fez com que acabassem as mortes equivocadas. No ano de 1992, mais de 300 anos após a perseguição, foi construído um memorial em homenagem aos inocentes mortos na cidade.









Esquadrão do Medo
Memorial às bruxas vitimadas
Bruxas Modernas
Esquadrão do Medo

Hoje em dia se quebrou aquela ideia de que bruxas realizam coisas anormais como pacto com o demônio ou sacrifício de crianças e animais. Tanto que para as bruxas, não existe um ser do mal (como Satanás para os cristãos). As bruxas de hoje em dia, na verdade pregam as maravilhas da natureza, a reverenciam e agradecem à ela o dom da vida.
Esquadrão do Medo
Bruxa dos dias atuais
Portanto, se você acha que bruxas sequestram e matam criancinhas em seus sacrifícios ou que tomam o chazinho da tarde na companhia do diabo, pode tirar esse seu pensamento equivocado da cabeça.
Na mídia
Existem centenas de milhares de casos de bruxas na televisão e no cinema. Claro que eu não vou citar todos aqui, já que eu não quero que você passe o resto da vida vendo esse mesmo post. Mas calma, ao menos os mais conhecidos (e que eu me lembrei) eu vou citar:
Bruxa Má do Oeste (O Mágico de Oz):
Esquadrão do Medo
Bonnie Bennett (The Vampire Diaries):
Esquadrão do Medo
Rainha Má/Regina (Once Upon a Time):
Esquadrão do Medo
A Bruxa de Blair (filme baseado em uma história real):
Esquadrão do Medo
Arraste-me para o inferno:
Esquadrão do Medo
Salem (série televisiva):
Esquadrão do Medo
João e Maria, caçadores de bruxas:
Esquadrão do Medo
Bruxa do 71 (risos):
Esquadrão do Medo
E por último, mas não menos importante, temos o bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter:
Esquadrão do Medo

Fontes acessadas para pesquisa (30/09/15):

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário