Bem-vindo ao

Esquadrão do Medo

"Transformando o seu medo em conhecimento"

CHERNOBYL – PRIPYAT

O desastre de Chernobyl é conhecido como o maior acidente nuclear de toda história. Fique sabendo hoje tudo sobre o desastre e as consequências que este causou.
O que era Chernobyl?
Chernobyl era um complexo nuclear situado na Ucrânia (União Soviética à época). A usina contava com 4 reatores de energia nuclear, cada um com capacidade de produzir 1 gigawatt de energia elétrica. O complexo era responsável por 10% da energia consumida na Ucrânia.

A cidade de Pripyat foi construída para abrigar os trabalhadores do complexo nuclear. Na época do acidente, a cidade contava com uma população de aproximadamente 50.000 habitantes (dá para imaginar que a usina possuía um número elevado de trabalhadores). A cidade era pulsante e contava com biblioteca, edifícios, hotéis, piscina pública e um parque de diversões.

O acidente nuclear

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, mais precisamente à 1:23:58 (horário local), o reator de número 4 explodiu resultando no acidente. Com a explosão, uma enorme nuvem de fumaça radioativa colorida tomou o céu. Quem viu aquela nuvem, disse ser algo lindo (algo lindo e que pode te matar).

O que causou a explosão?
No dia da explosão, testes estavam sendo feitos para se descobrir o que aconteceria se algum ataque fosse realizado (estava ocorrendo a Guerra Fria, um ataque Norte-Americano poderia ocorrer a qualquer momento) ou a distribuição de energia fosse cortada. Os funcionários da estação realizaram um teste a fim de verificar se as turbinas poderiam gerar energia suficiente para manter as bombas de resfriamento funcionando (no caso de uma queda de energia) até que o gerador de emergência movido a diesel começasse a funcionar. O teste foi feito e acabou não acontecendo como se esperava, as possíveis causas do acidente são falha humana ou problemas no projeto do reator.
Esquadrão do Medo
O canal por assinatura Discovery Channel fez um documentário chamado “Hora Zero”, esse documentário mostra o que aconteceu nos sessenta minutos que precederam o acidente. Ele conta com relatos de alguns sobreviventes da explosão e você pode assisti-lo dublado logo abaixo.




Medidas tomadas para evitar a propagação da radioatividade
Vários bombeiros participaram da tentativa de apagar aquele incêndio. Não preciso nem falar que eles não conseguiram e devido ao contato tão próximo com a radiação os bombeiros acabaram morrendo.
O fogo continuou queimando e a medida tomada foi lançar toneladas de areia e chumbo com o objetivo de ”selar” a cratera aberta pela explosão. Inicialmente deu certo, mas por pouco tempo. O chumbo usado para vedar a cratera derreteu e foi lançado na atmosfera, pessoas e animais de regiões próximas morreram devido a quantidade de chumbo no ar.
Esquadrão do Medo

Com a parte de cima vedada, o reator (ou o que sobrou dele) se transformou numa imensa panela de pressão que poderia explodir a qualquer momento. Havia água logo abaixo do reator, se o que estava preso na “panela de pressão” entrasse em contato com essa água, a explosão provocada poderia ser até 10x maior que a primeira. Com essa explosão, não só Pripyat seria evacuada, mas a Europa inteira.








Esquadrão do Medo
 Um enorme sarcófago foi construído para recobrir o reator de número 4. Foram utilizados 400.000 m³ de concreto e 7.300 toneladas de estrutura metálica. O sarcófago foi colocado sobre o reator em novembro de 1986 e tem prazo de validade entre 20 e 30 anos.

Esquadrão do Medo
No ano de 2016, o acidente completa o seu 30º aniversário (logicamente o sarcófago também completa 30 anos), por esse motivo um novo sarcófago está sendo construído para ficar sobre o antigo.
Esquadrão do Medo

O pé de elefante
Para drenar a água dessa piscina eles tiveram que ir até o reator seguindo um túnel descoberto na planta da usina. Ao chegarem no reator, eles se depararam com o “pé de elefante”.
Esquadrão do Medo
As pessoas que se aproximaram dele, morreram pouco tempo depois
Pé de elefante foi o carinhoso nome dado ao objeto mais perigoso do mundo. Ele funciona mais ou menos como a Medusa, te mata só de se chegar perto dele. Em volume ele é relativamente pequeno, tem dois metros de extensão e meio metro de altura. Em massa ele compensa isso, pois mesmo sendo tão “pequeno”, ele pesa aproximadamente 1200 toneladas.
Esquadrão do Medo
Até mesmo robôs param de funcionar quando se aproximam dele
Do que esse troço é formado? Ele é formado por Corium, um material que só surge em desastres nucleares, além de qualquer outra coisa que aparece em sua frente: metal, concreto, areia, aço e vai fundindo tudo como se fosse uma coisa só.

Consequências
Com a explosão, a fumaça radioativa se espalhou pela Bielorrússia, chegando até a Suécia. Os Soviéticos esconderam que havia acontecido alguma coisa em Chernobyl e mesmo com uma catástrofe tendo ocorrido, eles diziam ao povo para se manter calmos, pois tudo estava sob controle. O silêncio só foi quebrado quando a Suécia detectou elevados níveis de radiação no ar e desconfiou que algo de muito errado havia ocorrido.
O tipo de doença mais comum nas crianças que são expostas à radiação é a Leucemia. Na Bielorrússia, país vizinho da Ucrânia, o índice que crianças que contraíram a leucemia aumentou em 70%.
Esquadrão do Medo

O contato com a radiação pode vir a causar dois tipos de lesões, dependendo do tempo que a pessoa ficará exposta à ela. Essas lesões podem ser desde queimaduras gravíssimas, até alterações celulares vindo a ocasionar o câncer. Além de muitas pessoas acabarem ficando deformadas.
Esquadrão do Medo

As mulheres que estavam grávidas na época, foram obrigadas a realizar aborto afim de evitar que os bebês nascessem com deformidades.
Esquadrão do Medo
Esquadrão do Medo

Após a explosão, os outros três reatores continuaram funcionando, fornecendo energia à Ucrânia, até que foram fechados no ano 2000.
O Filme
Claro que um cenário devastado como Chernobyl (Pripyat) iria virar cenário de filme mais cedo ou mais tarde. Em 2012 foi ao ar o filme “Chernobyl Diaries” (ou apenas, Chernobyl). O filme foi dirigido por Bradley Parker e produzido por Oren Peli, conhecido por dirigir, produzir ou roteirizar filmes como Atividade Paranormal (todos da série), Área 51 e Insidious (todos da série).
Esquadrão do Medo
Vou tentar escrever aqui uma breve sinopse do filme, sem “spoilar” demais.
O filme conta a história de seis jovens turistas que vão até Pripyat em busca de um “turismo radical”, chegando lá acompanhados de um guia chamado Uri, eles são informados pelos guardas que não poderão entrar na cidade pois esta encontra-se em “manutenção”.
Uri como já conhece a região, dá um jeito de burlar as ordens dos guardas e entrar na cidade. Já dentro da cidade, coisas estranhas começam a acontecer. Eles não estão sozinhos na cidade e a cidade não é tão abandonada quanto todos pensam.
Eu assisti ao filme para poder falar sobre ele e sinceramente não gostei muito. O filme é fraco, tem um enredo fraco e um final (tsc) mais fraco ainda. As ações e escolhas dos personagens são ridículas. Em muitos momentos, escolhas óbvias são ignoradas, o que deixa todo o grupo em grande perigo. Não estou dizendo que você vá achar o filme é ruim, isso foi apenas o que eu achei dele. Caso você queira assisti-lo, pode acha-lo completo na internet (tem apenas uma hora e meia de duração) e sua opinião sobre ele, pode ser diferente da minha.

O Local nos dias de hoje
Depois do acidente, toda a cidade foi evacuada e hoje em dia não passa de uma cidade fantasma, as coisas continuam como se o local tivesse parado no tempo. A natureza tomou conta de todo o local. 

Esquadrão do Medo
Hoje a cidade de Pripyat é um refúgio radioativo natural, animais e plantas tomaram conta do complexo. As árvores próximas da usina morreram graças a grande quantidade de radiação absorvida. Durante a noite, estas árvores ficam vermelhas devido a radioatividade, esse lugar é conhecido como “Floresta Vermelha”.
Esquadrão do Medo

No dia seguinte ao acidente todos os habitantes foram evacuados, com a promessa de que poderiam retornar à cidade depois. Esse retorno não aconteceu e como disse, tudo continua como se tivesse parado no tempo.
Esquadrão do Medo
Na escola e biblioteca os livros continuam nas estantes, os móveis continuam nas casas (claro, tudo bem deteriorado pelo tempo e pela radiação). Além de que depois da evacuação, muitos bandidos foram até a cidade roubar os pertences que restaram e acabaram destruindo muita coisa.
Esquadrão do Medo
Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo


Esquadrão do Medo
Imagens foram feitas por um drone mostrando a cidade no ano passado (2014). Quer ver como era a cidade antes e como ela está agora? Confira nos vídeos abaixo:




O mundo é dos espertos e o governo Ucraniano pensando em arrecadar dinheiro, permite visitas do público ao complexo. Claro que ninguém vai chegar ao lado do reator, mas você pode dar uma voltinha pelo complexo, nas zonas onde a radiação não é tão elevada. A pessoa não pode retirar nada de lá e muito menos tocar em nada. Ah, quem é pego lá sem autorização, é mandado direto para a cadeia.
Esquadrão do Medo

Esquadrão do Medo
E aí Esquadrão, teriam coragem de visitar esse lugar?

Fontes acessadas para pesquisa (30/08/15):
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-203597/

*Todas as imagens da matéria foram encontradas no Google Imagens

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário