Bem-vindo ao

Esquadrão do Medo

"Transformando o seu medo em conhecimento"

O DIA DOS MORTOS (MÉXICO)

A inspiração para esse post me surgiu no aplicativo Snapchat. Hoje cedo me acordei, abri o aplicativo e por curiosidade fui ver o evento “Dia de los Muertos”, me deparei com uma festa magnífica realizada no México. Fui pesquisar mais a fundo e acabei resolvendo criar este post para vocês.
Esquadrão do Medo

O Dia de Finados
Esquadrão do Medo
Todos sabem que no dia 2 de novembro é celebrado o Dia dos Finados. No dia de hoje, os cristãos católicos costumam ir até os cemitérios visitar os túmulos de parentes e amigos que já se foram. É normal levar flores e acender velas como forma de respeito àqueles que já partiram.
Entretanto não é em todos os lugares do mundo o dia de hoje é celebrado desse modo. No Brasil o dia do Finados é celebrado com mais pesar e condolências. No México ocorre o contrário, já que lá eles realmente realizam uma festa para os falecidos.

De que maneira ocorre no México?
Como falei anteriormente, no México ocorre de fato uma festa. Eles decoram os cemitérios com flores e tudo mais de colorido que você imaginar. No cemitério, eles se reúnem em torno dos túmulos e celebram aqueles que já morreram.
Esquadrão do Medo
Esquadrão do Medo
Antes de você venha dizer que isso é uma falta de respeito para com os mortos, saiba que existe uma explicação por trás disso tudo. Essa comemoração é feita desde muito antes dos colonizadores europeus chegarem. Os astecas realizavam essa festa no nono mês do seu calendário, por volta do início de agosto de nosso calendário. Os colonizadores ao verem isso, tentaram “cristianizar” a celebração e transferiram a data para o início de novembro, coincidindo assim com o Dia dos Finados cristão.

Por que eles celebram o dia dos Finados?
Garanto que alguém com “espírito zueiro (e sem graça) ” poderia dizer que eles celebram por terem se livrado daqueles que já se foram. Os Mexicanos (também é celebrado desse jeito em alguns lugares dos Estados Unidos) celebram, na verdade, a vida de seus antepassados, que nesta estariam no plano de cá visitando os que ainda não se foram.
Esquadrão do Medo

Vale ressaltar que a festa não ocorre de qualquer modo, é tudo muito planejado. Do dia 31 (outubro) para o dia 1 (novembro) é comemorado o Dia dos anjinhos (Día de los Angelitos), em que é comemorado em homenagem aqueles que morreram enquanto ainda eram crianças. No dia 2, é comemorado para aqueles que morreram adultos.
Como é a festa em si?
Esquadrão do Medo
Durante o período da festa, eles enfeitam as tumbas, e se enfeitam também, de forma muito colorida e chamativa. Toda a família se reúne ao redor dos túmulos, onde eles levam comidas que o defunto gostava de comer em vida. Um prato bem típico é uma caveira feita de açúcar, muito apreciada por lá. Eles costumam também levar oferendas, como brinquedos para os que morreram criança e tequila para os que morreram enquanto adultos.
Esquadrão do Medo
Tem um detalhe da festa que eu achei um tanto quanto tenebroso. Algumas das famílias costumam desenterrar o defunto, para comemorarem juntos, em seguida eles limpam seus ossos e os depositam nos túmulos novamente para que ele possa descansar até o próximo festival.
Esquadrão do Medo
Note como o cemitério fica iluminado pelas velas durante a festividade
Se você está achando que tal evento é apenas uma pequena festividade de uma localidade isolada, saiba que está muito enganado. A festa é realizada por todo o México e até fora dele, nos Estados Unidos, como falei anteriormente e até na Europa, na cidade de Praga na República Tcheca, é realizado um evento semelhante a esse, o evento, lá,  é apoiado pela Embaixada Mexicana.
Esquadrão do Medo
Apresentação feita no centro da Cidade do México
Em 7 de outubro de 2003, a UNESCO passou a reconhecer a festividade como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade, em outras palavras pode-se dizer que a festividade é, hoje em dia, considerada como Patrimônio da Humanidade.
Se analisado do ponto de vista da nossa cultura, o Día de los Muertos pode ser algo um tanto quanto “assustador”, por assim dizer. Comemorar com aqueles que já se foram pode não ser a coisa mais normal do mundo. Porém de tudo que já escrevi neste blog, essa festividade é sem dúvidas uma das coisas que eu gostaria de ver pessoalmente. Espero que um dia possa concretizar isto.

Caso queira ver um pouco mais da festa, que é algo realmente lindo, assista ao vídeo abaixo:



Fontes acessadas para pesquisa (02/11/15):


*Todas as imagens da matéria foram encontradas no Google Imagens

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário